3
Mai
2015
 
Seminário «TAI: Unidades de Apoio Especializadas»
 
Tema: Tecnologias de Apoio para a Inclusão
Local: Auditório da Escola Secundária D. Dinis - Rua Manuel Teixeira Gomes, Lisboa
Data: 13 de maio, das 17h30 às 20h30

Integrado no Ciclo de Seminários Educar na e para a Diversidade: Tecnologias de Apoio para a Inclusão (TAI), que decorre entre 15 de abril e 3 de junho de 2015,o Seminário "TAI: Unidades de Apoio Especializadas" tem por objetivo de capacitar educadores, professores e outros agentes educativos, a dar corpo a um dos ideais da Escola inclusiva: Ser um espaço e tempo acessível de todos e para todos.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 4919 vezes
3
Mai
2015
Tema: Papel, Intervenção e Saúde dos Profissionais e Famílias

Esta conferência vai ter lugar no dia 26 de Maio de 2015 e tem como oradora, Isa Silvestre do Agrupamento de Escolas de São Bruno.

Local: Auditório do Agrupamento de Paço de Arcos - Rua Carlos Vieira Ramos, 2774-516 Paço de Arcos
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 4865 vezes
3
Mai
2015
Seminário Inclusão
por APPACDM Viana de Castelo
 
Seminário Inclusão
 
No âmbito das comemorações do 43.º aniversário da APPACDM de Viana do Castelo, no programa da SEMANA DA INCLUSÃO de 10 a 17 de maio de 2015, destacamos o SEMINÁRIO INCLUSÃO que se realizará no dia 13 de maio no Auditório Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo com as seguintes abordagens:

"INCLUSÃO ATIVA” Jerónimo de Sousa - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia

"INCLUSÃO: UMA QUESTÃO DE ATITUDE” - Sofia Santos - Faculdade de Motricidade
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 4804 vezes
29
Abr
2015
Foram assinados os protocolos do Projeto “Tenho Voz”, da Associação de Apoio a Deficientes com Paralisia Cerebral Maria do Carmo Silva Melancia com os Agrupamentos de Escolas Alexandre Herculano e Dr. Ginestal Machado, Hospital Distrital de Santarém e os pais de três crianças. Os protocolos foram assinados no Salão Nobre dos Paços de Concelho de Santarém, na presença de Inês Barroso, vereadora da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro da Educação.

Esta iniciativa vai disponibilizar materiais de comunicação aumentativa e alternativa às crianças com deficiência. Para Helena Carona, presidente da Associação, “este projeto demonstra que se não existir comunicação tudo o resto é mais difícil. Se uma criança conseguir comunicar, é muito mais fácil lidar com ela”.

O projeto “Tenho Voz”, financiado pela Movimento Mais para Todos, Lidl e Sic Esperança, foi um dos 54 projetos aprovados num universo de mais de setecentas candidaturas, com um valor financiado superior a 21.800 €
Esta notícia já foi consultada 2515 vezes
28
Abr
2015
Rosa Mosqueta pode ajudar a reduzir o cancro? O extrato de rosa mosqueta é capaz de reduzir o crescimento e a migração das células associadas a um dos tipos mais agressivos de cancro da mama: o triplo negativo. A descoberta é de uma equipa de cientistas norte-americanos, que concluiu, também, que a substância tem potencial para aumentar a eficácia da quimioterapia.

O cancro da mama triplo negativo, que afeta, maioritariamente, mulheres jovens, hispânicas e afro-americanas, é um dos mais difíceis de tratar, já que é resistente à maioria dos tratamentos e, mesmo em casos em que as pacientes entram em remissão, tende a haver reincidências, registando-se uma taxa de mortalidade nos primeiros três anos superior à de outros tipos de cancro mamário.

A necessidade de encontrar um tratamento alternativo para esta doença oncológica motivou um grupo de investigadores da North Carolina Agricultural and Technical State University, uma universidade norte-americana, a estudar o potencial da rosa mosqueta.
Esta notícia já foi consultada 2478 vezes
28
Abr
2015
Não se canse de esperar pelo Pirilampo 2015  - Falta pouco para mais uma campanha! A Campanha Pirilampo Mágico é uma Campanha realizada anualmente, no decorrer do mês de maio, em parceria com a RDP - Antena 1 e toda a sua organização é promovida pela FENACERCI, unindo esforços de todos os colaboradores e diretores desta mesma Federação.

Objetivos da Campanha Pirilampo Mágico

Angariação de fundos em favor das CERCI`s e outras organizações congéneres; A “Campanha Pirilampo Mágico” envolve cerca de 100 Organizações sem fins lucrativos e mobiliza milhares de pessoas entre familiares, técnicos e cidadãos anónimos.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 2498 vezes
28
Abr
2015
Em declarações à Angop, para fazer uma abordagem sobre o dia-a-dia de um portador de deficiência e a situação desta classe em Angola, Adão António André, fez saber que não é fácil ser portador de deficiência no país, pela forma desumana que certas pessoas tratam os deficientes.

“Nem todos são humanos e nem todos têm aquela educação de que devemos dar uma atenção especial aos deficientes físicos, visuais, idosos e crianças. Mesmo ao pegar táxi, porque os cobradores inventam sempre desculpa de que não há lugar. De tanto passar por situações discriminatórias, fui compreendendo que as pessoas são diferentes”, disse.

Adão António André entende ser altura da sociedade olhar para os portadores com deficiência como pessoas no verdadeiro sentido da palavra, porque a deficiência é algo que pode ser adquirida a qualquer momento.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 2464 vezes
25
Abr
2015
Governo vai suportar até metade os custos de adaptação dos postos de trabalho para funcionários que adquiram deficiência.
Diz ainda que vai "compensar os patrões pela menor produtividade desses trabalhadores".

Esta seria uma notícia que se publicaria como uma BOA notícia mas ao ler a segunda frase do comunicado só nos questionamos acerca do tipo de pessoa que tem o descaramento de fazer esta afirmação.

ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 4968 vezes
23
Dez
2013
REVISTA DA PIN-ANDEE . (vol 4 - nº2) dez 2013
Capa gentilmente cedida por Natalina Coias. Recensão escrita por Elvira Cristina Silva sobre o Livro de Sandra Morato - "Sara, a Luz" - Primebooks, 2010

"(...) Sara, significa princesa, em hebraico, mas independentemente do significado directo, todos os filhos são os nossos príncipes e princesas.

ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 19824 vezes
17
Mar
2013
Aproxima-se o Dia Internacional da Trissomia 21, no próximo dia 21 de Março de 2013, o segundo ano depois do reconhecimento da ONU!

Dia 21 de Março, o dia da Chegada da Primavera, o Dia da Poesia entre muitas outras efemérides, mas também o nosso Dia. Alguém perguntava porquê nesta data e não uma outra? A escolha não é aleatória, é no par de cromossomas 21, que existem três cromossomas, um do pai, outro da mãe e o outro que é o Cromossoma do Amor, como lhe chamou a Bibá Pitta e eu lhe chamo o cromossoma do Encantamento, afinal o terceiro cromossoma é o responsável pela Trissomia 21.

Mas dias especiais são todos, porque há necessidade de haver um dia consagrado a um grupo de pessoas com uma incapacidade, a que a sociedade define como deficiência e que paralelamente as considera como imperfeitos, incompletos, anormais, deficientes, incapazes, que até agora gostaria de esquecer que existem?!!! - Porque nós pais de crianças com esta “incapacidade”, (que nem legislação e critérios legais específicos têm de avaliação têm direito), lutamos a cada instante pela sua plena Integração, Inclusão e RESPEITO!
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 124897 vezes
 
12.453.813 visitantes
5807 online neste momento