27
Jun
2011
 
Tomar recebe o 4º Encontro Nacional de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos
 
Realiza-se no dia 16 de Julho, o 4º Encontro Nacional de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos, organizado pelo Fórum Implante Coclear em Portugal com o patrocínio oficial da OUVIR.

O piquenique vai acontecer em Tomar, junto ao Jardim do Estádio e Parque Infantil, o ponto de encontro está marcado para as 10 horas em Várzea Grande perto da central dos autocarros e estação da CP.

Podem participar familiares e amigos.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 5174 vezes
22
Jun
2011
No próximo dia 25 de Junho, sábado, irá decorrer no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, entre as 11h00 e as 13h00, a sessão de lançamento do caderno de apoio táctil (imagens tácteis e CD áudio) da exposição Sexo.e então!.


Paralelamente, decorrerão actividades relacionadas com a temática. Cada visitante receberá um exemplar do caderno de apoio táctil e poderá participar nas actividades programadas.

ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 4185 vezes
16
Jun
2011
 
Curso de Verão UNED: Acessibilidade web e aprendizagem para todas as pessoas
 
Acessibilidade web e aprendizagem para todas as pessoas: serviços universitários de apoio á diversidade.

Acessibilidade nos processos, recursos e plataformas de aprendizagem baseados na Web e nas Tecnologias da Informação e as Comunicações.


Director: Jesús González Boticario
Co-director: Alejandro Rodríguez Ascaso
Propõe: Departamento de Inteligência Artificial

Este curso é emitido por videoconferência para a sede da Pontevedra.

Este curso mostra as boas práticas que fazem com que os processos de ensino/aprendizagem, serviços e conteúdos web sejam acessíveis a todos os estudantes, incluindo aqueles que têm alguma deficiência. Far-se-á especial finca-pé em todos aqueles processos que, relacionados com a acessibilidade web e com os materiais de aprendizagem, têm como objetivo melhorar as condições em que se ensina e se aprende. Irão ser estudados os serviços necessários na Universidade para garantir as ditas condições.


Local e datas:

Sede organizadora: UNED Plasencia
Sede onde o curso irá decorrer: Plasencia

De 4 a 6 de Julho de 2011 Ver calendario y horario


Programa:
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 5567 vezes
15
Jun
2011
O voluntariado e a responsabilidade social na construção de uma nova cidadania.

Terá lugar, no próximo dia 1 de Julho, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, o III Seminário de Inovação e Empreendedorismo Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Este ano subordinado ao tema “O voluntariado e a responsabilidade social na construção de uma nova cidadania”, o seminário irá centrar-se na reflexão e no debate sobre o papel do voluntariado e da responsabilidade social das empresas na construção de uma sociedade mais participada, mais solidária e mais sustentável, bem como sobre a importância de repensarmos e renovarmos os modelos de voluntariado e de participação social das empresas face aos desafios que se colocam hoje à sociedade contemporânea.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 5385 vezes
14
Jun
2011

No próximo dia 25 de Junho, sábado, irá decorrer no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, entre as 11h00 e as 13h00, a sessão de lançamento do caderno de apoio táctil (imagens tácteis e CD áudio) da exposição Sexo…e então!.

Paralelamente, decorrerão actividades relacionadas com a temática. Cada visitante receberá um exemplar do caderno de apoio táctil e poderá participar nas actividades programadas.

ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 4358 vezes
7
Jun
2011
Nos próximos dias 17 e 18 de Junho, a delegação do Funchal da Associação Portuguesa de Deficientes irá realiza, no Hotel Four Views Baía, a “I Jornadas APD-Funchal“, com o objectivo de abordar um conjunto de temáticas pertinentes no âmbito da deficiência e das pessoas com necessidades especiais.

As inscrições devem ser realizadas até ao dia 15 de Junho através do Email: apdmadeira@gmail.com ou pelo Telefone: 291 774 219.

A entrada tem um custo 5 euros e os pagamentos devem ser efectuados no dia e local das Jornadas.
Esta notícia já foi consultada 4578 vezes
6
Jun
2011
A CERCINA – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas, da Nazaré, promove uma Noite de Gala na próxima sexta-feira, 8 de Julho.


A partir das 21h30, no Cine-Teatro da Nazaré, vão ser distinguidos os alunos da instituição que mais se destacaram na natação, hipoterapia e expressão motora, aos quais serão entregues prémios de mérito. A gala pretende ainda reforçar a campanha “Toque de Magia”, que de há três anos a esta parte angaria fundos para a construção de novas instalações da instituição, contando com os donativos de todos os interessados.

ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 5817 vezes
5
Jun
2011
 
3º Convívio Surdos Ouvintes - Quinta de Gatão em Penafiel
 
Dia 23 de Julho de 2011, Quinta de Gatão - Penafiel.


Tal como os eventos dos anos anteriores, o objectivo deste convívio é a interacção entre surdos e ouvintes que queiram participar nesta iniciativa.

Neste evento está programada a concretização de jogos, teatro em grupo e desfile reciclado, bem como a atribuição de lanche e almoço.

Os jogos serão assegurados por jovens voluntários, o Teatro em Grupo e o Desfile Reciclado estarão a cargo de um grupo de Surdos e a tradução estará a cargo tanto de intérpretes como das alunas do 3º ano do curso de Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa da Escola Superior de Educação do Porto.

Visto que está prevista a participação de crianças, decidiu-se criar um espaço para as mesmas. Para esta actividade, solicita-se a colaboração de voluntários que irão desempenhar funções de baby-sitting, elaborando diversas actividades como: Cordas, Hula Hup, Piscina Pequena, Pinturas Faciais, Jogos de praia, Bijutaria em Missangas, Plasticina, Pinturas e desenhos.

Para os participantes mais idosos ou para aqueles que não queiram participar nas actividades principais do programa, estarão disponíveis outras actividades como por exemplo: Jogo da Malha, Damas, Dominó, Xadrez, Cartas, Flores (papel crepe) e Pintura de Azulejos.

De forma a concretizar este evento, nomeadamente o almoço, o lanche e as actividades, é necessário o apoio de várias empresas e instituições, desta forma, a organização do evento solicita apoio financeiro e/ou através de doações de bens, e/ou de materiais para as actividades. Em contrapartida, a organização do evento oferece publicidade, tanto no evento, como no blog e página do Facebook do convívio.

Está também aberta a negociação para uma acção de sensibilização sobre a temática Surdez e Língua Gestual Portuguesa, a realizar por um formador de Língua Gestual Portuguesa Surdo e por uma Intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 5531 vezes
27
Mai
2011
 
International Surfing Day 2011 - Surf Adaptado
 
Nos próximos dias 18 e 19 de Junho de 2011 a Praia do Castelo, na Costa de Caparica, irá ser novamente um dos palcos mundiais das comemorações do Dia Internacional de Surf em Portugal.

A DUCKDIVE – Bodyboard & Surf School & Camp, juntamente com a Associação Salvador, o Estado Líquido-ORG e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, organizam a edição deste ano, inteiramente dedicada a pessoas com deficiência motora, visual e cognitiva.

SURF FOR ALL é um evento gratuito e com o único objectivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência, garantindo a igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, desporto e cultura, através do desporto de natureza. São esperados cerca de 50 participantes com diversos tipos de deficiência.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 4235 vezes
25
Mai
2011
 
Marcha Pela Igualdade Lisboa 2011
 
1ª Marcha Nacional Pela Igualdade, a realizar dia 11 de Junho de 2011 na Av. da Liberdade em Lisboa.

“Somos dois cidadãos portugueses com deficiência, independentes e sem ligação a nenhuma força política, religiosa ou associativa, que cansados de ver os seus sonhos roubados e direitos assassinados, resolveram agir. Queremos sensibilizar a população em geral para a nossa causa. Mostrar à sociedade e poder político, que a deficiência existe e que é vivida todos os dias. Que temos deveres mas também direitos como todos os outros cidadãos. Por isso, resolvemos nos mobilizar e sair para a rua, na tentativa de criar um movimento vivo e unido em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Sabemos onde estamos, o que queremos! Queremos ser felizes, respeitados, queremos o nosso espaço, entender que a vida não é tão complicada como nos fazem crer forçando-nos a interiorização da limitação de um caminho traçado. Caminhamos pelo direito a escolher o nosso caminho, para que nos aceitem com as nossas diferenças, mas principalmente que nos deixem fazer acontecer e, por direito, fazer parte deste mundo e com ele interagir.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 4507 vezes
 
14.539.549 visitantes
4557 online neste momento