30
Nov

Responsável por desenvolver soluções que facilitem o uso de computadores e websites por pessoas com deficiências ou necessidades especiais, o IBM Accessibility Center terá em breve uma operação também no Brasil.

O anúncio foi feito hoje (29/11) pela IBM, que já opera outros centros de acessibilidade nos Estados Unidos, Europa, Japão e China.

De acordo com a empresa, o novo IBM Acessibility enter irá desenvolver e levar ao mercado novas soluções de acessibilidade capazes de atender a necessidades específicas da população e das empresas brasileiras. Um exemplo é o novo software IBM, traduzido para português, que ajudará pessoas com problemas de visão a usarem computadores e navegarem em páginas da internet.
Além disso, os pesquisadores do novo centro colaborarão com agências do governo, ONGs, universidades e órgãos regulatórios, num esforço para atender de forma mais
eficiente ao mercado e à população brasileira.
"A IBM quer ajudar as empresas brasileiras e as agências do governo a tornar a tecnologia mais acessível a cidadãos, independente da faixa etária ou de limitações físicas que possam ter", diz Frances West, diretora do IBM Accessibility Center Global. "Com o novo centro de acessibilidade no Brasil, podemos atender às necessidades da sociedade brasileira,
usufruindo de todo o talento local disponível para desenvolver novas tecnologias que ajudem na
inclusão social e digital", complementa Omar Varela, gerente do IBM Accessibility Center Brasil.
De acordo com o último censo realizado pelo IBGE em 2000, 24,5 milhões de pessoas (14,5% da população brasileira) são classificadas como portadoras de alguma deficiência.

As estatísticas também mostram que o número de brasileiros com mais de 60 anos deverá triplicar, entre 1980 e 2025, aumentando de uma taxa de 5,4
para 16,13 pontos percentuais. Ao se tornarem mais velhas, a maioria das pessoas tende a apresentar algum problema de visão, audição ou mobilidade.

As soluções de acessibilidade da IBM incluem as seguintes tecnologias desenvolvidas pelos seus pesquisadores e agora disponíveis também em português:

* Easy Web Browsing - ajuda pessoas com visão limitada ou com dificuldades de leitura a acessarem com mais facilidade informações disponíveis em páginas da internet.

* WebAdapt2Me - expande a capacidade de uso de páginas da internet através de recursos que aumentam o tamanho das letras, mudam as cores de fundo ou
usam áudio para lerem o texto para quem está acessando. Para esta solução, a IBM também anuncia hoje o lançamento de uma versão mais nova que rodará em Linux.

* ViaScribe - automaticamente cria legendas textuais de discursos falados para facilitar a inclusão de pessoas surdas ou que tenham dificuldade de aprendizado.

Marilza Matos - 30/11/2005


Esta notícia já foi consultada 2073 vezes
 
Publicidade