7
Nov
Estão abertas inscrições para Workshop que discutirá preconceitos e paradigmas em relação à pessoa com deficiência.

A partir do tema "Sensibilização para a Inclusão: Construindo uma Sociedade Universal à Luz da Convenção da ONU", Secretaria abordará junto a públicos estratégicos terminologia correta, direitos e atendimento adequado às pessoas com deficiência

Para discutir, refletir e esclarecer questões relacionadas ao cotidiano das pessoas com deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove o Workshop "Sensibilização para a Inclusão: Construindo uma Sociedade Universal à Luz da Convenção da ONU". O evento será realizado em 2 de dezembro de 2009, véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado mundialmente no dia 3 de dezembro.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de novembro e devem ser realizadas pelo e-mail participe@pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.

O objetivo do workshop é esclarecer e conscientizar públicos estratégicos, como jornalistas, assessores de comunicação, relações públicas, gestores de governo, prefeituras, profissionais que atuam com atendimento ao público e pessoas interessadas em assuntos relacionados à inclusão social do segmento da pessoa com deficiência, sobre a abordagem correta, de acordo com terminologia e direitos assegurados pela Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. O esclarecimento será feito a partir de informações precisas sobre as diversas situações do cotidiano das pessoas com deficiência, em diferentes e rotineiras circunstâncias.

O evento será encerrado com a peça de teatro "Good Morning São Paulo", do grupo Oficina dos Menestréis, formado por atores com e sem deficiência, e direção de Deto Montenegro.

A iniciativa de realização do workshop nasceu da constatação de que todos os dias nos deparamos com pessoas com deficiência ou um dispositivo legal relacionado a esse universo - como a Lei de Cotas, por exemplo. Entretanto, o desconhecimento, associado a mitos e preconceitos apreendidos ao longo da vida, reforçam o distanciamento e a segregação por parte da sociedade em geral em relação a esse público, principalmente se não há familiaridade do interlocutor com alguém que apresente algum tipo de deficiência. Em alguns casos, como os de ofertas de serviços, a falta de informação sobre os direitos da pessoa com deficiência pode, inclusive, dificultar a abordagem, prejudicando o público a ser atendido.

Confira algumas dúvidas ou conceitos que serão abordados no evento:
- Pessoa "portadora" ou "deficiente": como me refiro a alguém que apresenta alguma restrição física, sensorial ou intelectual?
- Se vejo um cego prestes a atravessar uma rua movimentada, como devo proceder?
- Queria namorar aquela menina de cadeira de rodas, será que ela pode namorar?
- Como faz um cadeirante para preencher a ficha de entrada, com autonomia e independência, em um check in de hotel?
- Minha empresa tem mais de 100 funcionários, mas é cheia de escadas, ela precisa cumprir a Lei de Cotas?

Serviço
Workshop: "Sensibilização para a Inclusão: Construindo uma Sociedade Universal à Luz da Convenção da ONU"
Data: 02 de dezembro de 2009.
Horário:
9h00 às 18h00: Workshop
18h00 as 20h00: Peça de teatro "Good Morning São Paulo"
20h00: Coquetel de Encerramento
Período de Inscrições: 05 a 25 de novembro de 2009, pelo email participe@pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.
Local: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, próximo ao terminal rodoviário e estações do metrô e trem Barra Funda, São Paulo, SP - Informações: (11) 5212-3700.

Investimento Simbólico: R$ 20,00 (inclui Material Informativo, Welcome Coffee, Workshop, Brunch, Coffee Break, Peça de Teatro e Coquetel de Encerramento


Programação:

9h00: Credenciamento e Distribuição do Material
9h15: Welcome Coffee
9h35: Painel: Inclusão Social e Pessoas com Deficiência: O Papel do Estado e a Norma Constitucional - Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella

10h00: Entendendo as deficiências sob o enfoque inclusivo
1- Cotidiano: circunstâncias rotineiras da vida de uma pessoa com deficiência
2- Comunicação: caminho para a inclusão
3- Saúde: bem-estar e qualidade de vida
4- Acessibilidade: ponte para a sociedade
5- Educação: acesso para a cidadania
6- Emprego: igualdade de oportunidades
7- Esporte e Lazer: movimento e participação
8- Cultura: desenvolvendo o potencial artístico e criativo
9- Transporte: direito de ir e vir
10- Família: convivência, respeito e privacidade

13h00: Brunch
14h00: Plenária: Compartilhando Informações -Trocando Conhecimentos
17h00: Conclusão dos trabalhos: Mudando Conceitos e Derrubando Barreiras
17h30: Coffee Break
18h00: Peça de Teatro: Good Morning São Paulo (Oficina dos Menestréis, Direção: Deto Montenegro)
20h00: Coquetel de Encerramento

Maria Isabel da Silva - jornalista-sp
Esta notícia já foi consultada 1667 vezes
 
Publicidade