22
Abr
Foram ontem conhecidos os vencedores distritais do concurso 'Escola Alerta', promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

Na categoria 1 (alunos do 1.o e 2.o ciclos), o grupo vencedor pertence à Escola Básica dos 2.o e 3.o Ciclos D. Luís de Ataíde, de Peniche, sendo que os vencedores da categoria 2 (alunos do 3.o ciclo e ensino secundário) foi o grupo 'A Força de Vencer' da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), da freguesia de Marrazes.

A cerimónia de apresentação dos trabalhos participantes e o anúncio dos vencedores decorreu durante a tarde de ontem, no auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Alunos de diversos estabelecimentos de ensino do distrito leiriense apresentaram vídeos, fotografias e textos da sua autoria, onde mostravam algumas das dificuldades sentidas por alunos com vários níveis de deficiências.

A falta de rampas de acesso, de sinalética, de elevadores, portas estreitas foram algumas das falhas apontadas pelos alunos, no que toca às suas próprias escolas e cidades. Ao mesmo tempo, foram apontadas algumas ‘dicas’ que poderão, no futuro, melhorar a qualidade de vida de alguns colegas com mais e maiores dificuldades.

O concurso, lançado a nível nacional, já vai na sua sétima edição, e tem como objectivos sensibilizar os alunos para a participação na superação da discriminação de que são alvo as pessoas com deficiências ou incapacidade, através da eliminação das barreiras sociais, urbanísticas e arquitectónicas, bem como sensibilizá-los para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiências ou incapacidade e promover a participação das escolas e da comunidade na construção de uma sociedade para todos.
E foi a igualdade entre as pessoas que Paiva de Carvalho, governador civil, mais focou no discurso de agradecimento pela participação.

O representante do Governo fez um 'mea culpa' pessoal, e reforçou a importância de acções como a do INR para o desenvolvimento da sociedade. "É pena que 36 anos depois do 25 de Abril ainda haja tanto para fazer", desabafou Paiva de Carvalho.

Os vencedores a nível nacional serão conhecidos na primeira quinzena de Maio e a Festa de Entrega dos Prémios Nacionais do 'Escola Alerta' tem lugar no Pavilhão Multiusos de Gondomar, no distrito do Porto, no próximo dia 8 de Junho, a partir das 14h00.


ESALV entrega prémio à APPC:

Os alunos da ESALV anunciaram que vão entregar o valor do prémio recebido à delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), entidade que decidiram apoiar desde o início do ano lectivo.

Os mesmos estudantes organizaram um sarau solidário, com a presença da banda UHF, que se associaram gratuitamente à causa. O concerto tem lugar no próximo dia 8 de Maio, no Teatro José Lúcio da Silva.

As receitas resultantes da venda de bilhetes vão reverter, inteiramente, a favor da APPC.

Já no Natal, os quatro jovens organizaram uma venda de rifas com o mesmo propósito.
Esta notícia já foi consultada 1799 vezes
 
Publicidade