8
Mar
2012
O Instituto Nacional de Reabilitação, I.P., no âmbito das suas competências, promove mais uma edição do prémio Maria Cândida da Cunha com o objectivo de:

1. Estimular e mobilizar os estudantes do Ensino Superior para a produção de conhecimento sobre os fenómenos da deficiência e da reabilitação através de trabalhos académicos realizados na área das Ciências Sociais e Humanas.

2. Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das Pessoas com Deficiências na sociedade portuguesa.
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7
Mar
2012
Esta é a história do Dinis, um bebé de aparência e um sorriso fantástico que escondem um temível e aterrorizador diagnóstico. Nasceu às 18h27 do dia 20 de Fevereiro de 2008, não tendo havido intercorrências na gestação até as 34 semanas, quando foi diagnosticado atraso de crescimento intra-uterino, e mais tarde oligoamnios. O nascimento ocorreu por cesariana, por sofrimento fetal agudo, tendo nascido com um peso de 1750 gramas e perímetro cefálico de 31,5cm. Apresentou boa adaptação à vida.

O Dinis tem agora três anos de idade (Out-2011) e possui diagnóstico de leucoencefalopatia, calcificações e quistos, doença genética complexa e rara, não sendo conhecido outro caso em Portugal, com grave comprometimento do sistema nervoso central e retina, com repercussões severas em termos de estrutura e funcionalidade.

Como Chegámos até ao diagnóstico?
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7
Mar
2012
 
Presidente da Associação de Surdos afirma que a Constituição é ignorada
 
O presidente da Associação Nacional dos Surdos de Angola (ANSA) disse, ao Jornal de Angola, que, embora a Constituição contemple a sua protecção, os deficientes auditivos são frequentemente ignorados.

Joaquim de Barros lamentou que “o preconceito e as barreiras sociais” façam com que os surdos “não desfrutem plenamente dos direitos” que têm, “o que resulta na privação do acesso à educação, à informação e à comunicação” Uma das principais barreiras verificadas, referiu, é a falta de divulgação da língua gestual, pois as estatísticas do Ministério da Educação mostram que apenas seis mil alunos com deficiência auditiva, em todo o país, estão integrados no sistema de ensino.

O presidente da ANSA salientou a importância de formar intérpretes de língua gestual e de a reconhecer como língua nacional da comunidade dos surdos de Angola.
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6
Mar
2012
Mais uma referencia no acompanhamento de crianças com Sindrome de Down / Trissomia 21.

Dr Angelo Selicorni - especialista no diagnósico e acompanhamento de crianças com doenças raras, sobretudo Sindrome de Down e Cornelia de Lange - médico italiano considerado o guru das doenças raras, diz que um diagnóstico tardio pode comprometer a vida de crianças.

Porque todas as partilhas de informação são importantes e podem, de facto, fazer a diferença na vida de muitas crianças e suas famílias.
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2
Mar
2012
 
Ação de Formação ensina a lidar com pessoas idosas
 
Dirigida a profissionais da saúde e de outros sectores que lidem com pessoas idosas, a acção de formação foi organizada pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

A iniciativa visa permitir uma análise participada e integrada da violência sobre as pessoas idosas, quer ao nível da caracterização do fenómeno, do seu enquadramento jurídico-legal e das estratégias de intervenção em diferentes níveis e contextos profissionais.

Tema: Envelhecimento e violência: da teoria à prática
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28
Fev
2012

O Instituto Nacional para a Reabilitação, INR, I.P., vai realizar no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações 2012, no próximo dia 9 de março, no auditório do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., em Lisboa, a primeira edição da ação de sensibilização: "O envelhecimento activo e as pessoas com deficiência ou incapacidade".

Esta ação tem como objetivos:

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27
Fev
2012
 
Encontro 'Sucesso na Diferença'
 
Com esta iniciativa, o grupo de Educação Especial pretende:...
- Promover a inclusão dos alunos em contexto escolar e pós-escolar;
- Potenciar ações dirigidas aos pais visando a sua intervenção no acompanhamento do percurso educativo/ formativo dos seus educandos;
- Potenciar o envolvimento da comunidade em geral, divulgar e rentabilizar recursos;
- Promover a qualidade de desempenho docente.
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25
Fev
2012
PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOPEDIATRIA
FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA DO PORTO
COORDENAÇÃO: PROF. DOUTOR DAVID ANDRADE

FORMAÇÃO EM NEURODESENVOLVIMENTO
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25
Fev
2012
Data: 17 de Março de 2012
Local : Centro Paroquial de Aldoar - Porto
Rua do Professor Melo Adrião,106
41°10'13"N 8°40'1"W

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28
Jan
2012
Uma escola de Lisboa passou a cobrar dinheiro aos pais de uma menina deficiente para que esta possa continuar a ter sessões de terapia da fala no estabelecimento de ensino, alegando que os cuidados de saúde não são sua responsabilidade.

Carla Alves, mãe de Joana, uma criança com trissomia 21 de nove anos, disse que a filha "praticamente não consegue dizer o seu nome" e que precisa de terapia da fala "pelo menos duas vezes por semana", uma necessidade que está expressa no seu plano educativo especial.

Até agora, os pais têm pago a terapeuta da fala e têm podido usufruir de uma sala na escola Básica Integrada Vasco da Gama, no Parque das Nações, onde a filha tinha sessões de terapia.
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