25
Jul
A Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA), vem por este meio informar V. Exa. que irá realizar o 2º Concurso Nacional de Pintura e Fotografia "Reabilitar Através da Arte".
O Concurso destina-se a pessoas com Necessidades Especiais e/ou Deficiência, residentes no continente e ilhas.

Pretende-se com este projecto desenvolver e promover a pratica das artes plásticas nomeadamente Pintura/ Escultura e Fotografia, como forma de realização pessoal e social das pessoas com necessidades especiais e/ ou deficiência.

Esta iniciativa tem o Apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), da Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência (ANACED) e da Câmara Municipal de Albufeira.


Regulamento:

REGULAMENTO 2.º CONCURSO NACIONAL DE PINTURA E FOTOGRAFIA REABILITAR ATRAVÉS DA ARTE

O segundo concurso nacional de pintura e fotografia é organizado pela Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA) – Albufeira - Algarve, integrado no projecto “Reabilitar Através da Arte” com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação e da Câmara Municipal de Albufeira. CANDIDATURA DAS OBRAS

1. Este concurso está aberto a obras individuais e colectivas de pessoas com necessidades especiais e/ ou com de deficiência, residentes no continente e ilhas.

2. Este concurso é dividido em duas (2) áreas:
- Pintura e/ou Escultura; - Fotografia. Serão avaliadas separadamente.

3. Cada concorrente poderá participar com duas (2) obras, em cada área. A técnica utilizada, assim como, o tema para este concurso é livre.

4. Não poderão ir a concurso obras anteriormente já premiadas, ou submetidas a outros concursos.

5. Cada obra deverá obrigatoriamente ser acompanhada da ficha de inscrição anexa a este regulamento onde constará: nome do autor, data de nascimento, título da obra, data ou período de execução do mesmo, técnica utilizada, preço; o nome, morada contacto da Escola/ Instituição que frequenta (m) (se for o caso) e o tipo de deficiência (este dado é estritamente confidencial).

6. As obras presentes a concurso deverão vir devidamente emolduradas e em condições para serem seguramente suspensas, ou colocadas sobre uma base rígida, com boa apresentação estética para poderem ser convenientemente apreciadas, classificadas e expostas ao público.

7. As obras que não respeitem o ponto anterior não serão sujeitas a classificação.

8. As obras individuais de Pintura e /ou Escultura serão classificadas segundo 4 grupos etários:
- 1º. Grupo: até aos 6 anos - 2.º Grupo: dos 7 aos 12 anos - 3º. Grupo: dos 13 anos aos 17 anos - 4º. Grupo: com mais de 18 anos.

9. As obras colectivas e trabalhos em fotografia não obedecem ao agrupamento por idades, na sua classificação e apreciação.

10. Serão premiados os três (3) melhores trabalhos por cada grupo etário, (consultar o site www.apexa.org).

11. Todos os concorrentes serão distinguidos com um Certificado de Participação.

12. As obras deverão ser entregues até ao dia 30 de Outubro de 2009, das 9,00H. às 12,00 H. e das 14,00H. às 18,00H. na:
APEXA (ASSOCIAÇÃO DE APOIO Á PESSOA EXCEPCIONAL DO ALGARVE)
ESCOLA PRIMÁRIA DE VALVERDE 8200-204 GUIA ALBUFEIRA (ENFRENTE AO SHOOPING DA GUIA).

13. As obras enviadas por correio, devem ter o carimbo dos correios até ao dia 30/10/2009 e estar devidamente acondicionadas, não se responsabilizando a organização pelos danos causados no acto do envio. APRECIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS OBRAS

14. As obras serão apreciadas por um júri convidado pela APEXA e a sua decisão será soberana, não havendo direito a recurso. O júri será composto por: Uma personalidade ligada às Artes Plásticas Uma personalidade ligada à Fotografia Dois técnicos da área da Deficiência ligados às Expressões Dois representantes da Câmara Municipal de Albufeira

15. O Júri avaliará as obras no dia 4 de Novembro.

16. O Júri poderá, se o entender, decidir não atribuir qualquer um dos prémios segundo a organização e classificação definida no ponto 8, competindo-lhe decidir
da atribuição ou não desse(s) prémio(s) a outro(s) trabalho(s) dos 4 grupos etários e dos colectivos.

17. O Júri decidirá ainda sobre situações omissas nestas normas. Das decisões não haverá lugar a recurso. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E EXPOSIÇÃO DAS OBRAS

18. Os resultados serão divulgados no dia 26 de Novembro na sede e no site da APEXA (www.apexa.org). Os premiados serão informados para as respectivas moradas por telefone, carta ou e-mail.

19. Os trabalhos premiados, bem como, os restantes sujeitos a concurso, serão expostos ao público entre os dias 4 de Dezembro de 2009 a 2 de Janeiro de 2010, na Galeria Municipal de Albufeira – Algarve e posteriormente no Instituto Nacional para a Reabilitação em data a anunciar. Os prémios serão entregues no dia da inauguração da exposição.

20. Não serão expostos os trabalhos sujeitos a concurso que não estejam convenientemente apresentados de acordo com o regulamento no ponto 5.º e 6.º deste documento.

21. As obras deverão ser levantadas pelos concorrentes e/ ou seus representantes, impreterivelmente, no dia 4 de Janeiro de 2010 directamente no local onde decorreu a exposição, ou no dia 5 de Janeiro no local da entrega. Findo este prazo, as obras ficarão como espólio da Associação.

22. Todos os trabalhos estarão cobertos por seguro que vigora entre a data da entrega e a data limite prevista para o levantamento das obras, após a sua exposição. O seguro não abrange o transporte das peças e será fixado num valor global a determinar em função do valor das obras apresentadas a concurso.

23.A Câmara Municipal reserva-se o direito de reproduzir em catálogo todos os trabalhos cujo nível artístico e estético o justifiquem.
24. Por motivos de força maior, a Câmara Municipal de Albufeira poderá decidir pelo cancelamento ou adiamento desta iniciativa.

25. Qualquer situação omissa no regulamento, é resolvida através de uma reunião entre a organização e a Direcção da APEXA.

Mais informações: www.apexa.org.pt (copie este endereço)
Esta notícia já foi consultada 1254 vezes
 
Publicidade