22
Mar
No dia 21 de Março de 2011, comemorou-se o Dia Internacional da Trissomia 21, bem como os 20 anos da APPT21 - Associação Portuguesa dos Portadores de Trissomia 21/Síndrome de Down.
apresentação da Sara e da Sandra Morato - mae e filha, do livro Sara a Luz






Estiveram presente autoras de livros - Sandra Morato, Ana Cardoso, Bibá Pita, Fátima Marinho e o próprio Dr Palha - que abordam a temática da Trissomia 21/sindrome de Down, sob a forma de testemunho positivo.

num intervalo, Bibá Pita com o Bruno e a Sara
Um ambiente de partilha e de enriquecimento pessoal e colectivo, ora com a presença das autoras, de outros pais, do próprio Dr Miguel Palha e sua equipa, e o encontro encerrou com o lançamento do livro do Dr Miguel Palha - "Por Amor às Diferenças", e consequente sessão de autógrafos.

Assistiu-se ainda ao lançamento de mais um recurso didáctico para crianças com Trissomia 21, ou outra qualquer perturbação do desenvolvimento, ou sem qualquer problema - o "Papa Palavras" brevemente disponível através da Nasturtium - www.nasturtium.com.pt .

Contou-se ainda com a presença do Portal Ajudas - www.ajudas.pt, (através da sua fundadora e responsável, a Dra. Carla Faria) e do Bipp - Banco de Informação de Pais para Pais - www.bipp.pt , (através da Dra. Raquel Monteiro), que não deixaram de ser salientados pelo seu papel no apoio a pais e a famílias de pessoas com deficiência.

Professor dr. rui Ribeiro , director do INR a assistir ao evento

O Director do INR - www.inr.pt/contactos - Prof. DR. Rui Ribeiro esteve presente na parte da manhã e reconheceu o trabalho desenvolvido na Appt21/ Diferenças em prol da Inclusão e Integração de crianças com problemas do desenvolvimento, nomeadamente no âmbito da Trissomia 21.

Da parte da tarde, o Prof David de Andrade, Odontologista (em Espinho), que em parceria com o Dr Miguel Palha e as suas equipas, acompanha crianças com Trissomia 21, pôde estar presente e ser galardoado com o "Cromossoma de Ouro", atribuído pelo Grupo Pais 21, na pessoa de uma das suas fundadoras - Marcelina Souschek (Mãe da Vera) e entregue pela Teresa Palha - Presidente da APPT21.

Doutor David de Andrade , médico odontologista de Espinho

Este galardão foi atribuído ao Dr David de Andrade pela sua dedicação e excelente contributo à causa da Trissomia 21. Sem ter de facto qualquer outro envolvimento que não seja a sua contribuição pessoal (para que estas crianças possam ter uma melhor Integração e Inclusão em sociedade), ajuda-as bem como às suas famílias, a corrigir situações, de forma a que a sua Linguagem e saúde maxilo-facial, seja a melhor possível.
Julgamos por isso ter sido uma atribuição justa e honrosa.

Parabéns ao Dr. David e também ao Grupo Pais21 pelo contributo que dá, unindo pela internet pais de crianças e jovens com Trissomia 21/Síndrome de Down de qualquer ponto do globo. Para ter este apoio deve aderir ao grupo enviando um pedido para os moderadores pelo e-mail: pais21.appt21@gmail.com


A Dra Mónica Pinto - uma das pediatras do desenvolvimento que integra a equipa do Diferenças, pôde ainda comunicar aos presentes que está em fase de criacção e elaboração de um "Pacote de Boas Vindas" aos pais, em especial às mães de bebés recém-nascidos com T21, que terá uns miminhos semelhantes aos que as mães recebem na maternidade, com a mais valia de dispor de informação importante sobre a Trissomia 21, amostras de produtos de higiene infantil, e sempre um carinho a pensar nos pais.
Doutora mónica Pinto
Espera-se que este Pacote possa estar pronto a ser preparado e distribuido dentro de aproximadamente 6 meses.



Foi efectivamente um espaço de partilha fantástico.

Parabéns à APPT21 pelos seus 20 anos.



(Testemunho em forma de notícia, redigida por Sandra Morato)
Esta notícia já foi consultada 10173 vezes
 
Publicidade