4
Abr
Pelo segundo ano consecutivo a equipa bracarense faz história e mantém vivo o sonho do título no campeonato Nacional de Basquetebol em cadeira de Rodas.

A equipa da APD Braga - Braga Parque chegou, pela segunda vez consecutiva, à final do Campeonato Nacional, levando de vencida nas meias-finais a melhor classificada na 1ª Fase Regular – APD Leiria.

imagem jogadores em campo em cadeira de rodas

Pela primeira vez em 20 anos de existência, a equipa da APD Braga – Braga Parque repete em duas épocas consecutivas a presença na final do Campeonato Nacional, um marco histórico no desporto adaptado nortenho resultante de um projecto assente em pilares sólidos, correspondido dentro de campo pela entrega e dedicação dos atletas, que, apesar de um início de campeonato marcado por muitas lesões, conseguiram a tempo atingir os seus objectivos, permitindo-lhes agora lutar pelo título Nacional.

imagem jogadores em campo em cadeira de rodas

Ricardo Vieira, técnico da APD Braga, não esconde a alegria perante o resultado e tece rasgados elogios aos seus jogadores: 'é para mim um orgulho enorme poder partilhar junto destes atletas e restante equipa técnica, o feito que acabamos de atingir. Foi uma época extremamente complicada e atípica. O número invulgar de lesões, que nos bateu à porta no início da época, tornou este grupo mais coeso, onde todos sem excepção foram chamados a dar o seu contributo à equipa.'

O resultado alcançado é fruto de um projecto inédito de sustentabilidade financeira e social na modalidade, conforme comenta João Correia, dirigente da equipa minhota, “não tem sido fácil em plena crise económica mobilizar entidades a apoiar um projecto ligado à área da deficiência.

O que marca a diferença neste projecto é a capacidade de persistência de todas as entidades envolvidas, incluindo os patrocinadores, que diariamente lutam pela melhoraria da qualidade de vida destes atletas, provenientes de várias cidades a Norte de Portugal, por ano após ano verem o número de equipas com desporto adaptado a diminuir. Apesar das adversidades daremos continuidade ao trabalho desenvolvido, de modo a que este projecto não faça também ele parte das estatísticas das equipas que deitaram a toalha ao chão, culpabilizando a situação, pelo momento menos bom do Estado”.

imagem com logótipos de EDP, Goevrno civil de Braga, Barga Parque, Invacare, Ricoh,europcar e Holmes place


A final será disputada frente à experiente APD Sintra, que ultrapassou com facilidade a equipa do GDD Alcoitão. O título de Campeão Nacional será entregue à equipa que vencer três jogos à melhor de cinco. O primeiro confronto entre as duas equipas realiza-se no dia 16 de Abril, no Pavilhão Desportivo de Serra de Minas, em Sintra.


[B]Texto de Joao Correia (Departamento de Comunicação da APD Braga)

Fotografias e créditos : Luzir[/B]
Esta notícia já foi consultada 2872 vezes
 
Publicidade