6
Mai
Decorre em Peniche a Feira do Emprego e da Formação Profissional - "ORIENTA-TE", onde está representado um stand do exército, e onde junto do Sr. Sargento Ajudante Carlos Andrade, esclarecemos uma questão:

- Como resolver a situação militar dos Jovens com Deficiência:.

Ora bem a indicação recebida serve para TODOS os pais, quer tenham filhos com deficiencia ou não:

No ano em que os jovens de ambos os sexos fazem 18 anos, TERÃO de se deslocar a um dos centros de recrutamento mais pertos da área da residência, e terão que se fazer acompanhar dos seus documentos de identificação, (ou cartão de cidadão) e registar o seu nome.

Não sendo o Serviço Militar Obrigatório terão de no Dia da Defesa Nacional, indicado pelo centro de recrutamento, estar presente e participar nas comemorações, e caso não pretenda cumprir o Serviço Militar que agora é FACULTATIVO, ser-lhe-à entregue a sua caderneta militar e a situação resolvida.

No Caso dos Jovens COM DEFICIÊNCIA, desde que tenham um atestado, neste caso MultiUsos, comprovando a sua deficiencia, os seus pais ou tutores deslocam-se a um dos Centros de Recrutamento e para além dos documentos identificativos do Jovem, apresentar uma cópia deste atestado.

O Sr Sargento disse que teria de ser o atestado original, foi explicado ao senhor que os atestados multi-usos são fotocopiados para vários fins e válidos assim. O Sr Sargento reforçou a ideia dos mesmos serem entregues em original, pelo que se sugere que se façam acompanhar de uma fotocópia autenticada em Cartório, ou contactem o Sr Sargento e esclareçam este "pormenor" que poderá fazer a diferença entre pagar 50€ a 100 € ou pagar metade por uma fotocópia autenticada. Se puder ser uma fotocópia normal melhor que fica sem custos.

Este registo dos jovens é necessário fazer porque:

. Em caso de conflito ou catastrofe, os serviços militares solicitam o levantamento de Todos os jovens entre os 18 e os 35 anos, para prestarem auxilio à Nação e são obrigados a ir, pelo que não sabendo quem tem deficiência ou não todos são chamados - rapazes e raparigas;

. Por outro lado, se esta situação não for tratada, a sua situação militar é dada como irregular, e caso queiram tirar um registo criminal, ou um passaporte não o poderão fazer dada esta situação não estar regularizada.

Assim e para evitar situações mais complicadas para os pais, o Sr Sargento deixou a mensagem de se tratar disto atempadamente.

Portanto, pais com jovens a fazerem 18 anos este ano, dirijam.se o quanto antes aos Centros de Recrutamento, ou contactem o Sr Sargento Ajudante Carlos Andrade, para os contactos abaixo indicados e tirem as duvidas que tem ou que esta partilha de informação vos possa provocar.

Assim ao tratarem deste registo e apresentarem o atestado de multiusos, a situação dos jovens com deficiência fica automáticamente tratada, não constando os seus nomes no registo de reserva.

Pois mesmo que os jovens não pretendam cumprir o Serviço Militar, porque é Facultativo, dos 18 aos 35, todos os jovens de ambos os sexos podem ser chamados para servir o País, seja em situação de conflito ou de catástrofe.

Os dados gerais e do Sr Sargento ficam aqui resumidos:

. CONTACTOS GERAIS
Site: www.exercito.pt

Email: recrutamento@mail.exercito.pt

Telefone: 800 20 12 74

. CONTACTOS MAIS DIRECTOS:

. Sargento Ajudante Carlos Andrade
Gabinete Atendimento ao Público de Tomar
Complexo Desportivo de Tomar,
Estrada do Barreiro,
2300-442 Tomar

Email: gaptomar@live.com.pt
Telef: 249-327 220

O ajudas.pt partilha aqui esta informação que será partilhada também com os seus parceiros, para que esta informação vital chegue nomeadamente às familias de jovens com deficiência.

Pais de jovens a fazerem os 18 anos este ano, não deixem de tratar da situação militar dos vossos filhos, tanto RAPAZES, como RAPARIGAS, e como os jovens COM DEFICIÊNCIA.

http://www.cm-peniche.pt/News/newsdetail.aspx?news=cf161168-63de-41e6-8154-38effdf5a7fd


Artigo redigido por Sandra Morato que se deslocou à Feira do Emprego e da Formação Profissional a decorrer em Peniche de 5 a 7 de Maio, no Pavilhão GimnoDesportivo do Agrupamento D. Luis de Ataíde, junto ao POsto da PSP de Peniche.
Esta notícia já foi consultada 3313 vezes
 
Publicidade