25
Fev
Data: 17 de Março de 2012
Local : Centro Paroquial de Aldoar - Porto
Rua do Professor Melo Adrião,106
41°10'13"N 8°40'1"W

Organização: Getting It , Pediatria e Desenvolvimento, Lda

Rua do Professor Melo Adrião, 217
4100-340 PORTO

http://www.gettingit.org

formacao.gettingit@gmail.com

Tlf: 226162700

Tlm: 960 463 121

Preço: Até 17 de Fevereiro
45€
35€ estudantes e pais de crianças
acompanhadas na Getting It.

Depois de 17 de Fevereiro
55 €
45 € estudantes e pais de crianças
acompanhadas na Getting It.

Destinatários: Profissionais que trabalhem com crianças com alterações do desenvolvimento e/ou difculdades de aprendizagem:
• Pediatras, Médicos de Família,
• Pedopsiquiatras, Neuropediatras,
• Psicólogos, Terapeutas da Fala,
• Terapeutas Ocupacionais,
• Psicomotricistas, Professores,
• Educadores, Técnicos de Serviço
• Social, Pais e outros interessados.

Só se considera válida a inscrição após o seu efectivo pagamento.

Atendendo ao número limitado de lugares, as inscrições serão aceites por ordem de chegada.

A documentação será enviada por e-mail uma semana antes da data do seminário.

-----------------------------------------------------------------

Dislexia
(do grego) dis = difícil; lexis=palavra)

Definição - Associação Internacional de Dislexia, 2003
É uma incapacidade específica de aprendizagem de origem neurobiológica.

Caracterizada por dificuldades na correcção e fluência na leitura, nas capacidades de decifração e na ortografia.

Estas dificuldades resultam de um défice fonológico, inesperado em relação às capacidades cognitivas e condições educativas.

Critérios de Diagnóstico – DMS IV

A. O rendimento na leitura e escrita situa-se abaixo do nível esperado para a idade, quociente de inteligência e ano de escolaridade.

B. A perturbação interfere significativamente com o rendimento escolar e as actividades que requerem aptidões de leitura/escrita.

C. Se existe um défice sensorial, as dificuldades são excessivas em relação às que lhe estariam habitualmente associadas.

Objectivos
Apresentar uma revisão dos resultados das recentes investigações científicas sobre Dislexia.

Apresentar os fundamentos teóricos, os princípios
de intervenção e os materiais do MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles ®.

Habilitar para a implementação do método em situações de reeducação.

17 de Março de 2012
Centro Paroquial de Aldoar | Porto

----------------------------------------------

Dislexia Teoria e Intervenção

MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles ®

17 de Março de 2012

Programa
09:00 | Abertura do Secretariado
09:30 | Dislexia:
Da Teoria à Intervenção I
Evolução Histórica
Definições
Teorias dos Défices
Genética e Neuroanatomia
Epidemiologia, comorbilidades
Diagnóstico Diferencial e
Prognóstico

11:00 | Pausa para café

11:30 | Dislexia:
Da Teoria à Intervenção II
Sinais de Alerta
Mitos e Terapias Controversas
Avaliação Diagnóstica
Intervenção
Ambiente Educativo e Avaliação
Conclusões

12:30 | Cartões Fonomímicos e Cantilenas do Abecedário

13:00 | Almoço

14:30 | MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles ®

O que ensinar?

Consciência Fonológica

Princípio Alfabético

Fusão e Segmentação Silábica

Fluência e Compreensão Leitoras

Caligrafia e Ortografia

Como ensinar?

Intervenção precoce

Ensino Multissensorial - Fonomímico

Sequencial e Cumulativo

Directo - Explícito

Sintético - Analítico

Materiais Utilizados?

Cartões Fonomímicos

Parque dos fonemas

Abecedário e Silabário

Leitura e Caliortografia

Caderno de Caliortografia e

Vocabulário Cacográfico

16:00 | Pausa para café

16:30 | Estudo de Caso com apresentação de vídeos

17:30 | Debate e Encerramento



Esta notícia já foi consultada 5825 vezes
 
Publicidade