21
Mar
 
Dia Internacional da Trissomia 21
 
Hoje celebra-se o Dia Internacional da Trissomia 21, pela primeira vez reconhecido pela ONU, onde alguns jovens com Trissomia 21 foram discursar.

Pelo mundo inteiro, se celebra este dia, apesar da comunicação social pouco ou nenhum relevo lhe dar. Mas para pais, famílias, técnicos, professores e educadores este dia não passa em branco. Começa já a existir por parte da sociedade civil alguma sensibilização a esta temática, e à necessidade de mostrar que “Ser Diferente é Normal” e com pequenos gestos se pode de facto assinalar uma data, com um gesto “diferente”.

Foi o que fez o “Koisas da Bi” que estando a criar uma boneca com Trissomia 21, inspirada numa menina com este quadro, a entregou hoje pronta, conforme a foto. Uma simples boneca igual a tantas outras, mas a primeira boneca “diferente” deste atelier, para assim homenagear as meninas com Trissomia 21, para desta forma “diferente” mostrar a todos que afinal são todas crianças que gostam de bonecas.

Acabou por ser também a concretização do desejo de algumas mães de terem uma boneca alusiva às suas filhas com Trissomia 21. A boneca da foto chama-se Sarocas, tanto o nome como a boneca em si foram inspirados na menina que aparece na foto. Falta agora alguém querer um boneco com Trissomia 21 e quem sabe de outra etnia, para assim mostrar que a diferença é algo de normal.

Para já a “Sarocas” estará presente no II Encontro de Famílias com Pessoas com Trissomia, que se realizará no próximo sábado 24 de Março de 2012, pelas 11:00 da manhã no Hotel da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Podem saber mais em www.olhar21.com .

Um simples gesto de amor, que resultou num momento único de ternura e beleza. Obrigado ao “Koisas da Bi” por partilhar com a equipa do ajudas.pt este gesto e ficamos a aguardar por mais exemplos destes, como uma lição de pura cidadania e de boas praticas de Inclusão, Integração e Respeito, afinal a Deficiência / Diferença deveria ser sempre encarada com a Normalidade, a Naturalidade e o Respeito que merece.

Parabéns aos cromossomas extras, que tanto enriquecem a vida de pais e de quem com eles convive de coração, espírito e mentalidade aberta, aceitando com total normalidade, naturalidade e respeito os detalhes que fazem a diferença. Afinal o que de mais padecem os portadores de Sindrome de Down / Trissomia 21 é de falta de Respeito.

O “Koisas da Bi” fez a diferença, e marcou pela positiva, dando uma lição de cidadania, a que o ajudas.pt registou para memória futura.

Este dia, em muitos países está agora a começar, em outros a acabar, mas esta data – 21 de Março – não passou em branco. Muitos ficaram indiferentes, outros na ignorância, outros por falta de informação e formação, mas todos aqui e os que nos acompanham contra o Preconceito e promovendo a Inclusão e a Integração não deixaram passar a data, nem deixaram de a assinalar, desta forma com a colaboração do “Koisas da Bi”.

Obrigado a este atelier pelo apoio e pela partilha!

Um exemplo entre muitos outros espalhados pelo mundo inteiro. É de boas praticas que se precisa para operar uma mudança de mentalidades, comportamentos e atitudes!

ajudas.pt e Sandra Morato
Esta notícia já foi consultada 8218 vezes
 
Publicidade