19
Mai

ASSETS 2006 - Computadores e Acessibilidade

As tecnologias da informação e da computação redesenharam a forma como a sociedade moderna funciona. Em particular, estas tecnologias permitiram ajudar as pessoas com necessidades especiais e fornecer ferramentas e recursos para aliviar as tradicionais barreiras que as pessoas com deficiência encontram . Por exemplo, sistemas de reconhecimento de voz têm ajudado as pessoas com deficiências visuais e deficiências motoras, bem como apresentações multi-modais têm demonstrado ser eficazes a ajudar pessoas com dificuldades de aprendizagem.
A série de conferências da ASSETS têm o objectivo de proporcionar um fórum para apresentação e disseminação de resultados de investigação inovadora que abranjam:
- aplicações de tecnologias de informação e computação que proporcionem sistemas de assitência a pessoas com deficiência;
- investigação de tecnologias de computação e o seu uso por pessoas com deficiência;
As sessões da ASSETS (que decorrem este ano na Embassy Suites - Downtown, Portland, Oregon, USA) têm sido desenvolvidas com o objectivo específico de facilitar a partilha de informação e a troca de ideias através de sessões formais com "papers", demonstrações, "posters" e eventos sociais/informais.
Mais informações em: www.acm.org/sigaccess/assets06/
A ASSETS é um dos principais fóruns para discussão e trocas de informação entre investigadores, clínicos e educadores. Inclui personalidades da área da reabilitação que utilizam tecnologias assistivas, personalidades políticas preocupados com o acesso equitativo às tecnologias de informação para pessoas com deficiência.
São solicitados trabalhos originais de alta qualidade que estejam associados com as tecnologias de informação e computação em relação com:
. Audição, visão e outras deficiências sensoriais;
. Deficiências motoras;
. Deficiências cognitivas, de aprendizagem e de memória;
. Envelhecimento.
Será dada preferência a "papers" com resultados experimentais, mas também serão levados em consideração "papers" fortes que apresentem novas perspectivas teóricas. Os temas devem focar-se no design, desenvolvimento, avaliação e investigação científica de tecnologias que ajudem as pessoas com estas características bem como os profissionais que actuam com estas pessoas.
Temas como
User Evaluation, Experience, and Studies;
System Papers for Assistive Devices and Technologies; Social Issues; Best Practice; Education and Outreach; Web / Interface Accessibility; Access to Technology; Access to the Real and Built Environment (Pervasive and Ubiquitous Systems); Multi-Modal Interaction; Theoretical / Position Papers; System Demonstrations; Poster Submissions.

Todos os estudantes que desejem participar devem submeter o seu trabalho. Serão seleccionados 25 participantes para a competição. A investigação que irá ser seleccionada deverá relacionar-se com assuntos da área da computação e informação tecnológica que ajudem pessoas com deficiências.Os estudantes seleccionados irão receber um apoio financeiro parcial da ACM para participar na conferência.
Na conferência, os participantes irão apresentar um "poster" e realizar uma pequena apresentação a um painél de juízes. Um pequeno número de semifinalistas será escolhido pelos juízes para apresentar o seu trabalho numa sessão da conferência. Destes semifinalistas serão designados pelos juízes até três estudantes não-graduados e três estudantes graduados para finalistas que entrarão na Grand Finals of ACM's Student Research Competition.

Condições para participação:
Os participantes devem ser estudantes graduados ou não-graduados e membros da ACM . Cada participante deve ser o único autor do seu "abstract" e do seu "poster". Os trabalhos aceites como "full paper" para uma das sessões técnicas da conferência não podem ser consideradas para a Student Research Competition. Os estudantes que têm um "paper" técnico podem submeter outra pesquisa à Student Research Competition.
Os juízes irão ter em maior consideração os trabalhos completos ou praticamente completos do que a investigação que ainda está numa etapa muito inicial. Os estudantes que estão nesta fase são recomendados a submeter os seus trabalhos ao Doctoral Consortium .
Nota:
Depois de pedido, podem ser fornecidos interpretes de American Sign Language para estruturação em inglês dos trabalhos que irão à Student Research Competition e aos outros eventos da ASSETS.
Mais informação adicional sobre a acessibilidade na conferência em: www.acm.org/sigaccess/assets06/accessibility/


Local: Portland, Oregon, USA
Data (s): 23 a 25 de Outubro 2006


Contactos:
Clayton Lewis
ASSETS 2006 Student Research Competition Chair


Esta notícia já foi consultada 2478 vezes
 
Publicidade