22
Dez
2012
5 Aplicações IPHONE, para estudantes com deficiência.No iTunes estão disponíveis 5 aplicações para estudantes com deficiência. Neste temática e relativamente a Portugal, os brasileiros, que tudo procuram ou fazem, sempre se dedicaram e preocuparam muito mais, com esta população. As soluções ou produtos multiplicam-se (sejam brasileira ou estrangeiras) gerando assim mais oportunidades para pessoas com dificuldades motoras,visuais ou cognitivas.

Aqui ficam 5 sugestões para Iphone:

1. ArtikPix
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 21302 vezes
21
Dez
2012
 
Uma homenagem a uma colaboradora especial! Sandra Morato, Obrigada.
 
Em jeito de homenagem a uma pessoa muito especial aqui fica uma sugestão do ajudas.pt

A ti querida Sandra , um enorme agradecimento pela força, pela inspiração, pela Ajuda! Foi também por ti que o ajudas.pt ficou renovado.
Muito obrigada pois és de facto uma MULHER única e especial.
Ás princesas Sara e Sofia um Xi-Coração cheio de ternura.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 21609 vezes
20
Dez
2012
Convite - Ver para aprender ou aprender para ver?No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Braille, os estudantes do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo e Secundário do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, em parceria com a ACAPO de Coimbra, vão realizar um colóquio sobre a deficiência visual, com o intuito de reunir um conjunto de pessoas que tem como objetivo comum o progressivo melhoramento das condições de estudo e de vida das pessoas com deficiência visual.

Posto isto, vimos por este meio convidá-lo à assistir ao Colóquio intitulado “Ver para aprender ou aprender para ver?” que se irá realizar no dia 5 de janeiro de 2013 e terá lugar no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

De salientar que o Colóquio é de entrada livre e entregamos Certificado de Participação.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 26584 vezes
19
Dez
2012
Press Release-Colóquio no Porto-Condições básicas que garantem o desporto na deficiência1º Colóquio “Condições básicas que garantem o desporto na deficiência. Uma perspetiva médica e uma experiência vivida”

Amanhã, quinta-feira, dia 20 de dezembro, pelas 21h30, a Provedora dos Cidadão com Deficiência, Lia Ferreira, vai estar presenta no 1º Colóquio “ Condições básicas que garantem o desporto na deficiência. Uma perspetiva médica e uma experiência vivida”.

O encontro, promovido pela empresa municipal PortoLazer, em parceria com a Provedoria dos Cidadão com Deficiência, terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e contará com as intervenções de Maria João Andrade, médica fisiatra do Centro Hospitalar do Porto, e João Pedro Bártolo, jornalista e atleta de Basquetebol em Cadeira de Rodas.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 24552 vezes
19
Dez
2012
Acessibilidade à Informação - Onde?  Como desapareceu?Desde 2005 que o esforço em tornar as páginas da internet ACESSÍVEIS, nos sítios governamentais e institutos públicos, foi grande e moroso. O facto é que embora muito tenha ficado por fazer, muito ficou feito.
Na altura a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, enfrentou ministros, directores, administradores, pessoas com deficiência e público em geral.
Os resultados foram visíveis em muitos aspectos.

O instituto nacional para a Reabilitação remodelou totalmente o seu sítio e muitos outros portais de entidades público-privadas seguiram o seu exemplo.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 14798 vezes
16
Dez
2012
Um dia de 2012 que passou quase despercebido - Dia Internacional da pessoa com Deficiência
O ajudas.pt pautou-se sempre por dar voz a todos os intervenientes na área da reabilitação, desde os membros do governo passando por ONG publicas, entidades privadas, pessoas comn deficiência e familiares.
Assim sentimos que é nosso dever publicar uma mensagem de email que nos chegou.

"Desde 2005 que nunca se falou tão pouco na pessoa com deficiência. Foi preciso termos chegado a 2012, passando ainda por 2011, para que a dificuldade desta população nem sequer faça parte de planos, discursos ou medidas, deste governo.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 17818 vezes
15
Dez
2012
Dicas para uma ceia de Natal económica e saudável para TODOS!No Natal todos gostamos, se pudermos, de ter uma ceia especial. Mas nem todos podemos usufruir das vulgares e divulgadas gulodices...

Assim pensando nas famílias maiores e nas pessoas com saúde debilitada, deixamos umas dicas de confecção de alguns alimentos. Ficam saborosos, saudáveis e não deixam de ser tradicionais:

DICAS
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 18116 vezes
15
Dez
2012
Ajude a Cruz Vermelha Portuguesa a Ajudar Muitas Famílias! Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) começa hoje uma campanha de dois dias de recolha de alimentos e bens essenciais em todo o país, que serão distribuídos a famílias carenciadas.

A campanha está integrada na Missão Sorriso, que «alargou este ano o seu âmbito de ação ao combate à fome, proporcionando à Cruz Vermelha Portuguesa a possibilidade de recolher alimentos nos dias 15 e 16 de dezembro», disse hoje à agência Lusa Dulce Simões, responsável pela área de Voluntariado da CVP

Dulce Simões adiantou que a iniciativa irá decorrer em 182 hipermercados Continente de todo o país e envolve 100 das 172 delegações da CVP, que constituíram equipas e uma estrutura para proceder à recolha de alimentos.
ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 16379 vezes
15
Dez
2012
Horta para Todos!
por ajudas.pt
Horta para Todos!Foi inaugurada em Maio pela Associação para a Valorização Ambiental da Alta de Lisboa (AVAAL), uma horta especial que tem como objectivo garantir que cidadãos com mobilidade condicionada possam ter acesso às mesmas actividades que os todos os que não têm este tipo de constrangimento. “Quer seja para os cidadãos sem dificuldades de mobilidade, quer seja para os cidadãos com mais dificuldade de mobilidade ou outras limitações, o gosto pela produção dos seus próprios alimentos, o gosto do contacto com as plantas e a terra, o gosto de sentir ligado ao ciclo da natureza são fundamentais”, defende Jorge Cancela, presidente da associação promotora do futuro Parque Agrícola da Alta de Lisboa, onde já se integra a horta acessível e que deverá estar terminado “em meados de 2013”. “Sempre quisemos que este espaço fosse para todos”.
O terreno do parque agrícola, com cerca de 17 mil metros quadrados, situado na Quinta dos Cântaros, foi cedido pelo município à associação através de um protocolo assinado em Dezembro de 2011, por uma quantia simbólica anual de 427 euros. Por um período de seis anos, renovável, a AVAAL compromete-se a utilizá-lo para promover a sensibilização e educação ambiental, a dinamização social daquela comunidade e a produção alimentar.

Concebida para cidadãos portadores de deficiência física ou mental, a horta tem talhões elevados ao nível da cintura, de modo a puder ser trabalhada tanto em pé como por pessoas em cadeiras de rodas. Além disso, os canteiros têm uma largura estreita, que não ultrapassa “o tamanho dos braços” e permite “trabalhar lateralmente” a terra, explica Jorge Cancela. Já os corredores são largos, onde cabem duas cadeiras de rodas lado a lado, e há guias no chão para auxiliar os invisuais. Num dos lados existem ainda canteiros mais baixos, para as crianças.

ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 15874 vezes
14
Dez
2012
Campanha Arredonda no Lidl ajuda crianças com doença crónicaO Lidl está a apoiar este ano o Hospital Dona Estefânia, que recebe crianças doentes de todo o país, e já realizou em 2012 duas campanhas Arredonda, uma na Páscoa e outra no verão.
A primeira campanha destinada à área de pediatria permitiu a construção de dois quartos de pressão positiva, um sistema de purificação do ar que protege as crianças muito fragilizadas, como crianças transplantadas ou com doença oncológica. Por sua vez, a campanha realizada no verão permitiu dar início às obras no serviço de internamento destinado às crianças e adolescentes com doença crónica e que tem um movimento anual superior a 700 doentes.

A terceira fase da campanha Arredonda decorre entre 10 de Dezembro de 2012 e 6 de Janeiro de 2013 e será fundamental para equipar os quartos já construídos, que necessitam agora de mobiliário hospitalar e de todo o equipamento técnico e científico necessário para funcionarem em pleno, como é o caso por exemplo de ventiladores e bombas infusoras.

ver a notícia completa
Esta notícia já foi consultada 13873 vezes
 
12.865.484 visitantes
2089 online neste momento